quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A ESCOLHA NOS VESTIBULARES

Distribuição das preferências dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, por instituição de Ensino Superior
Maioria dos alunos está inscrita no vestibular da USP (80%)

Este ano, as preferências dos alunos, até o momento, estão distribuídas entre 21 instituições de ensino superior. A grande maioria está inscrita em pelo menos três vestibulares distintos, entre as instituições públicas e privadas.

Entre as instituições privadas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie desponta como a preferida dos alunos, escolhida por mais de 40%. Entre as públicas, a USP lidera com 80% das preferências, seguida de UNESP (25%), UFSCAR (22,5%), UNICAMP (17,5%), UNIFESP (10%), ITA (5%), UFRGS (2,5%) e UnB (2,5%).
Instituições de Ensino que nos anos anteriores atraíram o interesse de parcela importante dos alunos, como FEI e FATEC, não foram citadas pelos alunos até o momento. Já Cásper Líbero e ESPM apresentaram crescimento de procura significativo, quando comparado com outros momentos .
AS escolhas dos alunos distribuem-se em 58 cursos universitários distintos, sendo Publicidade e Propaganda (15,5%), Direito (8,6%), Jornalismo e Medicina (6,9% cada) e Administração (5,2%) os cursos mais procurados. Somadas, as opções em engenharia (Produção, Materiais, Química, Eletrônica, Computação e Aeronáutica) correspondem a 13,8% das escolhas.
Considerando os três grandes campos do saber, temos a seguinte distribuição, representada no gráfico a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário