segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dica: profissões

Nutrição

Os Bastidores da Profissão: Nutrição

Você sabia que a Nutrição começa na cozinha, mas vai até o laboratório de Anatomia? Provar receitas para saber o que está bom ou ruim e conhecer de perto o corpo humano é outra surpresa que o curso de Nutrição reserva aos alunos
Quem decide cursar Nutrição nem sempre pensa que há muito por trás do preparo dos alunos que vão descobrir como medir o valor nutricional dos alimentos, doenças e medicamentos. Diferente da alimentação, o profissional estuda o funcionamento de todo o corpo humano. Outro ponto esquecido, principalmente pelos homens, é que na grade do curso há disciplinas que levam os alunos para a cozinha. Detalhe: e por lá eles precisam provar tudo que fazem para saber se o alimento está bom ou não para o consumo.
Mas eu vou ter que cozinhar? Sim! Você não precisa ser um chef. Ao contrário do curso de Gastronomia, o prato preparado é avaliado basicamente pelo seu sabor e aparência, na Nutrição é diferente. Valores nutricionais, paladar, peso do alimento cru e cozido, além de outros aspectos são importantes.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, Sandra Chemin, existem outras surpresas. “Os ingressantes normalmente não imaginam que vão para o laboratório de Anatomia conhecer todo o corpo humano. Mas é preciso saber os efeitos da alimentação no organismo como um todo e não só no estômago. Por isso, os alunos têm aula no mesmo laboratório de Medicina e essa disciplina faz parte da grade curricular obrigatória”, diz.
Se quem pensa em fazer Nutrição pouco sabe sobre o quanto terá de ir para a cozinha e para o laboratório, muito acredita que é um curso quase 100% feminino. Outro engano! A resistência masculina em ingressar no curso ainda existe. Mas segundo Sandra, é maior no Estado de São Paulo. “No Rio de Janeiro e nos estados da região Sul, isso não acontece como em São Paulo. Aqui o preconceito é maior”, revela.
Depois que entram na universidade, o interessante para os alunos é descobrir que a profissão oferece um leque grande de opções de carreira. Formular dietas para quem precisa perder peso é só uma das atribuições do profissional. Gerenciar cozinhas industriais, trabalhar em clínicas e hospitais, atuar com nutrição esportiva e, até, com marketing são algumas das possíveis escolhas.
A coordenadora Sandra diz que o mercado está aquecido, já que diversos ramos podem contratar um nutricionista. “As pessoas não fazem ideia dos lugares que precisam de um profissional da Nutrição, como em padarias, supermercados, clínicas de estética e, até em casas noturnas, se estas possuírem uma cozinha”, avalia. O salário médio inicial varia entre R$ 1.500 e R$ 1.800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário