quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O FANTÁSTICO COMO POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO (Profª Vitoria Canceli)

ROTEIRO DE ESTUDOS - GEOGRAFIA (3ª série do Ensino Médio)

A prova parcial de geografia do 3º trimestre, da 3ª série do Ensino Médio versará sobre os seguintes conteúdos:

Conflitos no Oriente Médio (Questão Árabe-Israelense)

Nacionalismos na Europa Ocidental
1. Separatismo Italiano
2. Questão Basca
3. Separatismo Catalão
4. Questão Irlandesa

Leste Europeu (Desagregação da Iugoslávia)

Orientações:

A respeito do Conflito Árabe-Israelense, há textos no livro didático (páginas 545 até 547) e, também, na apostila 4 (módulo GG28, páginas 29 até 33).
No blog, está disponível a atividade sobre Oriente Médio que foi realizada neste trimeste, com o gabarito e as estatísticas de respostas. Confiram os resultados, analisem com atenção as questões com maior índice de erros (em amarelo e vermelho), verifiquem nestas questões quais foram as alternativas erradas que mais atraíram a atenção dos alunos que realizaram a prova e consultem o conteúdo indicado para verificar os motivos que induziram ao erro.

Por exemplo:

Na questão 12, apenas 19% dos alunos acertaram a questão. Quase metade dos alunos assinalou a alternativa C, pois entendiam que, além das afirmativas II e IV, a afirmativa I também estava correta. Lendo a afirmativa com atenção, percebe-se o erro contido, pois não foram os israelenses, apoiados pelos Estados Unidos, que declararam guerra unilateral contra a Liga Árabe mas, pelo contrário, foram os países árabes vizinhos (Jordânia, Egito, Síria e Iraque) que atacaram Israel após a independência em 1948.

Na revista Carta Capital desta semana, há uma matéria sobre as colônias judaicas em territórios palestinos ocupados e uma análise sobre como esta questão dificulta as negociações de paz na região. A revista está disponível na biblioteca para consulta e, talvez até o final da semana, o conteúdo seja liberado integralmente para consulta no site.

As questões relacionadas aos movimentos nacionalistas na Europa Ocidental podem ser revistas através da leitura do livro didático (páginas 541 e 542) e na apostila 4 módulo 27 (Irlanda, nas páginas 16 e 17; País Basco, ns páginas 17 e 18).

O conflito nos Bálcâs deve ser revisto a partir da leitura do livro didático (páginas 539 e 540) e na apostila, módulo GG27, páginas 20 e 21.

Atentem sempre para as relações que podem ser estabelecidas entre estes conflitos no atual contexto geopolítico e no período da Guerra Fria. Por exemplo: Por que a Iugoslávia manteve a integridade territorial no pós segunda guerra mundial, e esfacelou-se assim que o socialismo real entrou em decadência? Quais eram as características e as estratégias de ação de movimentos por libertação nacional na Europa Ocidental, como ETA (Basco) e IRA (Irlanda, durante a Guerra Fria, e como passaram a se comportar após os atentados de 11 de setembro?

Realizem os exercícios da apostila (módulos GG27 e GG28), referentes aos conteúdos que serão objetos de avaliação. O gabarito destas atividades será publicado no blog. Se tiverem dificuldades ou dúvidas, estarei disponível na próxima sexta-feira, a tarde, para eventuais esclarecimentos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

GABARITO DA ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (ORIENTE MÉDIO)

GABARITO DA ATIVIDADE

DE GEOGRAFIA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

E

A

A

A

D

B

D

B

D

C

B

E

D

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

C

D

A

B

D

A

D

E

C

C

E

B

D

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

E

B

A

B

A

D

A

E

D

C

C

C

E

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

AS ÚLTIMAS CONQUISTAS ACADÊMICAS DE NOSSOS ALUNOS

Neste mês de outubro, os alunos do Parthenon foram premiados com várias medalhas em duas diferentes atividades acadêmicas: A FIRST LEGO LEAGUE, uma das mais prestigiadas competições de robótica do mundo, e a Olimpíada Brasileira de Astronomia.

Ainda neste mês, nossos alunos participarão da fase final da da Olimpiada Paulista de Física e da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

HORÁRIO ESPECIAL DE REVISÃO (GEOGRAFIA)

CALENDÁRIO FINAL - 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CALENDÁRIO FINAL - 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

CALENDÁRIO FINAL - 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

1° ANO EM: ORIENTAÇÕES PARA RELATÓRIO DA AULA EXPERIMENTAL (ACIDEZ, BASICIDADE E ESCALA DE pH)

1° ano,
Seguem as informações referentes ao relatório da aula experimental sobre ácidos, bases, indicadores e escala de pH. O arquivo está disponível para download no link abaixo:

https://docs.google.com/fileview?id=0B997sKk20HsSZDJlM2YzY2ItZGUxZS00ZmRjLWI4MzktZjAyZDUwZTUzOTg3&hl=pt_BR&authkey=CP2Wxe4Nid=0B997sKk20HsSZDJlM2YzY2ItZGUxZS00ZmRjLWI4MzktZjAyZDUwZTUzOTg3&hl=pt_BR&authkey=CP2Wxe4N

O relatório deve ser entregue até dia 14/10.
Professora Maria Fernanda.