quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ROTEIRO DE ESTUDOS - GEOGRAFIA (3ª série do Ensino Médio)

A prova parcial de geografia do 3º trimestre, da 3ª série do Ensino Médio versará sobre os seguintes conteúdos:

Conflitos no Oriente Médio (Questão Árabe-Israelense)

Nacionalismos na Europa Ocidental
1. Separatismo Italiano
2. Questão Basca
3. Separatismo Catalão
4. Questão Irlandesa

Leste Europeu (Desagregação da Iugoslávia)

Orientações:

A respeito do Conflito Árabe-Israelense, há textos no livro didático (páginas 545 até 547) e, também, na apostila 4 (módulo GG28, páginas 29 até 33).
No blog, está disponível a atividade sobre Oriente Médio que foi realizada neste trimeste, com o gabarito e as estatísticas de respostas. Confiram os resultados, analisem com atenção as questões com maior índice de erros (em amarelo e vermelho), verifiquem nestas questões quais foram as alternativas erradas que mais atraíram a atenção dos alunos que realizaram a prova e consultem o conteúdo indicado para verificar os motivos que induziram ao erro.

Por exemplo:

Na questão 12, apenas 19% dos alunos acertaram a questão. Quase metade dos alunos assinalou a alternativa C, pois entendiam que, além das afirmativas II e IV, a afirmativa I também estava correta. Lendo a afirmativa com atenção, percebe-se o erro contido, pois não foram os israelenses, apoiados pelos Estados Unidos, que declararam guerra unilateral contra a Liga Árabe mas, pelo contrário, foram os países árabes vizinhos (Jordânia, Egito, Síria e Iraque) que atacaram Israel após a independência em 1948.

Na revista Carta Capital desta semana, há uma matéria sobre as colônias judaicas em territórios palestinos ocupados e uma análise sobre como esta questão dificulta as negociações de paz na região. A revista está disponível na biblioteca para consulta e, talvez até o final da semana, o conteúdo seja liberado integralmente para consulta no site.

As questões relacionadas aos movimentos nacionalistas na Europa Ocidental podem ser revistas através da leitura do livro didático (páginas 541 e 542) e na apostila 4 módulo 27 (Irlanda, nas páginas 16 e 17; País Basco, ns páginas 17 e 18).

O conflito nos Bálcâs deve ser revisto a partir da leitura do livro didático (páginas 539 e 540) e na apostila, módulo GG27, páginas 20 e 21.

Atentem sempre para as relações que podem ser estabelecidas entre estes conflitos no atual contexto geopolítico e no período da Guerra Fria. Por exemplo: Por que a Iugoslávia manteve a integridade territorial no pós segunda guerra mundial, e esfacelou-se assim que o socialismo real entrou em decadência? Quais eram as características e as estratégias de ação de movimentos por libertação nacional na Europa Ocidental, como ETA (Basco) e IRA (Irlanda, durante a Guerra Fria, e como passaram a se comportar após os atentados de 11 de setembro?

Realizem os exercícios da apostila (módulos GG27 e GG28), referentes aos conteúdos que serão objetos de avaliação. O gabarito destas atividades será publicado no blog. Se tiverem dificuldades ou dúvidas, estarei disponível na próxima sexta-feira, a tarde, para eventuais esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário