quarta-feira, 2 de junho de 2010

SÉRIE "EU FIZ ASSIM..." (2)

A geometria que faz a diferença Construindo: Poliedros e conhecimentos espaciais

Objetivos:

  • Observar e discutir características dos poliedros;
  • Reconhecer e identificar os elementos de um poliedro;
  • Construir esqueletos de poliedros;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Aprender a se concentrar numa tarefa.

Conteúdos:

  • Geometria tridimensional: Poliedros e suas características.
  • Classificação dos poliedros.
  • Elementos de um poliedro: vértices, faces e arestas.


Anos:

  • 6º e 7º

Tempo estimado:

  • 1 aula ou 2 aulas.

Materiais necessários:

  • 1 pacote de palitos para churrasco.
  • 1 caixa de massa para modelar.
  • 1 plástico do tamanho da mesa.


Desenvolvimento da aula:


  • Expor em uma mesa no centro da sala alguns sólidos geométricos: pirâmides, prismas, octaedro, tetraedro, dodecaedro, etc.;
  • Dividir os alunos em duplas;
  • Cada dupla deverá escolhe dois sólidos;
  • A dupla deverá observar as características dos poliedros escolhidos e construir o esqueleto do mesmo.

Observações:

O processo de construção dos sólidos pode ser classificado numa sequência gradativa de dificuldades de crescimento envolvendo o raciocínio espacial; (a princípio os alunos escolheram os poliedros mais simples para a construção). Após a primeira construção pode-se perceber que esse processo foi muito importante no desenvolvimento da capacidade de visualizar, interpretar, caracterizar e construir sólidos geométricos (poliedros), pois alguns alunos decidiram mudar a escolha do poliedro, procurando construir sólidos com mais detalhes, tais como o octaedro, prismas e pirâmides pentagonais e hexagonais.

Professora Michelle Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário