terça-feira, 25 de maio de 2010

SÉRIE "EU FIZ ASSIM..." (1)


Ciclos de Vida
O que vai acontecer com o bulbo? – 3º Ano C – Unidade I

Iniciei a aula com uma roda de conversa sobre o conhecimento que os alunos têm sobre as plantas. Ao perguntar como nascem as plantas, todos responderam que nascem plantando sementes. Para que pudéssemos comprovar outra forma de cultivo, realizaríamos o plantio de bulbos de açucena.
Para entenderem o que são os bulbos, primeiro desenhei uma planta na lousa e nomeamos cada uma de suas partes: raiz, caule, folha, fruto e flor. Informei que a açucena é uma espécie de planta com flor e que pode ser cultivada plantando o bulbo, uma parte da planta adulta. Deixei que observassem os bulbos e identificassem neles as partes das plantas nomeadas em lousa. Identificaram facilmente as raízes, mas não sabiam dizer o que eram as partes mais grossas. Mostrei-lhes então o caule e as folhas que ficam sobrepostas e armazenam reservas nutritivas. Dei outros exemplos de bulbos como a cebola, o alho e a cebolinha.
Organizei a turma em quatro grupos e cada grupo recebeu um bulbo para ser plantado. Antes do plantio, solicitei que observassem a cor, a textura, o tamanho e a forma do bulbo e o desenhassem no diário de ciências (um suporte importante na aprendizagem de conceitos e procedimentos científicos). Em seguida realizaram o plantio seguindo as orientações do livro. Conversamos sobre os cuidados que deveriam ter ao longo das semanas para que a planta se desenvolvesse adequadamente: manter a terra úmida, próxima à luz do sol e protegida da chuva e do vento. Colocamos as açucenas em frente à sala de aula, local com todas as condições necessárias para seu desenvolvimento.

Nas semanas seguintes observamos o crescimento das plantas, as folhas lisas crescendo e hastes florais de onde foram abrindo de duas a quatro flores cada. A cada etapa de desenvolvimento da açucena, os alunos foram realizando registros no diário.





Na aula seguinte assistiram a um vídeo sobre a reprodução de plantas e de animais e descobriram que a reprodução pode ser sexuada, quando são necessários dois indivíduos, e assexuada, com apenas um indivíduo. Em relação às plantas, observaram diferentes formas de cultivar uma planta, além do plantio de sementes. E puderam compreender melhor a importante função reprodutiva das flores.
Os alunos se surpreenderam ao saber que as plantas apresentam partes femininas e masculinas (os gametas), e que poderíamos observar esses gametas nas açucenas. Ficaram muito entusiasmados.
Observaram no vídeo que alguns animais colaboram com a polinização das flores quando carregam os polens de uma flor à outra. Propus então um experimento: polinizar as flores das açucenas com a ajuda de cotonetes. Tentaríamos transportar os polens de uma flor para outra de outro vaso. Conforme foram surgindo as flores, fomos fazendo as tentativas de polinização.

A cada aula, com tantas observações e registros, mais dúvidas foram surgindo: por que em alguns vasos não apareceram flores? Quais são as plantas que podem ser cultivadas por sementes? Quais podem ser cultivadas de outras maneiras? Assim vimos que temos muito ainda para investigar e muitas descobertas a serem realizadas. Isso demonstra que o conhecimento científico está sempre sendo reconstruído, pois haverá sempre dúvidas.

Maribel Oms Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário