segunda-feira, 29 de agosto de 2011

HORÁRIO DE RECUPERAÇÃO

TERÇA-FEIRA:

1ª série do Ensino Médio

16h - ESPANHOL (UNIDADE 1)
16h20min - HISTÓRIA (UNIDADE 2)

QUARTA-FEIRA:

1ª série do Ensino Médio

UNIDADE 1

14h - FILOSOFIA
16h - PRODUÇÃO TEXTUAL

UNIDADE 2

14h20min - QUÍMICA
16h20min - ESPANHOL

2ª série do Ensino Médio

16h - PORTUGUÊS (EMERSON)

RESULTADOS DO PROVÃO (27/08)


CLIQUE NOS LINKS A SEGUIR PARA ACESSAR A LISTA COM OS RESULTADOS DO PROVÃO, REALIZADO EM 27/08

Dicas: profissões

Bacharelado Interdisciplinar: curso novo e ainda desconhecido pela maioria, inclusive pelo “mercado”.

Proposta interessante para evitar a evasão e propiciar ao jovem estudante uma escolha mais madura da sua carreira, o curso tem destaque nas universidades federais.

Veja abaixo uma matéria interessante sobre o tema:

Bacharelado Interdisciplinar - Curso superior de formação geral ganha espaço; onze universidades federais oferecem

O Globo - Carolina Benevides - Marcelle Ribeiro

SÃO PAULO - No ano passado, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), 222,4 mil alunos cursaram disciplinas de graduações tradicionais em todo o Brasil. Um número bem menor - pouco mais de nove mil - chegou às universidades para ter aulas em cursos superiores de formação geral, chamados de Bacharelado Interdisciplinar (BI). Ao todo, 11 universidades federais oferecem os cursos, que têm duração média de três anos e foram desenvolvidos para que os estudantes possam resolver "problemas multifacetados" do mundo moderno.

- Esses cursos permitem ao jovem ter uma formação ampla. A universidade, principalmente a federal, não pode ser só formadora de recursos humanos. Tem que ser formadora de cidadãos, permitir que o jovem discuta questões éticas e sociais - conta Cláudio Costa, secretário de Educação Superior do MEC. - Mas não são excludentes (os cursos e a graduação tradicional), temos espaço para todos.

Os cursos de formação geral começaram em 2005, na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, que, desde a sua criação, só oferece cursos com base nesse modelo. Mais flexíveis que os tradicionais, os Bacharelados Interdisciplinares oferecidos por instituições como UFABC, Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) normalmente são divididos em grandes áreas de conhecimento, como Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia, e Saúde.

Na UFBA, oficinas de texto fazem parte do curso

A forma de ingresso em cada universidade varia, mas muitas delas adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem faz o BI pode, depois de formado e já com o diploma em mãos, cursar uma graduação tradicional na mesma instituição de ensino sem a necessidade de novo vestibular. Na UFBA, 20% de todas as vagas das graduações tradicionais são reservadas para os BIs. Quem se forma também pode tentar uma vaga na pós-graduação.

O modelo de BI também varia. No caso da UFBA, depois de aprovado, um aluno que se inscreveu no BI de Humanas passará cerca de três anos tendo aulas de disciplinas da área de conhecimento escolhida, mas também terá algumas aulas de Saúde, Artes e Ciência e Tecnologias. E ainda obrigatoriamente disciplinas de Língua Portuguesa, Oficina de Textos e Estudo da Contemporaneidade.

Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte, o BI em Ciências e Tecnologia é, desde o segundo semestre de 2008, pré-requisito para quem quer cursar Engenharia:

- Havia um número alto de evasão e troca de cursos. A pessoa começava cursando Engenharia Mecânica e aí queria mudar para a Elétrica. O BI faz com que os alunos entrem em contato com disciplinas básicas de Engenharia, e isso fica sendo um primeiro ciclo. Depois de três anos, o aluno recebe o diploma em Ciência e Tecnologia, e decide se quer cursar mesmo Engenharia - conta Walter Martins, coordenador do curso de bacharel em Ciência e Tecnologia, lembrando que o curso também serve para quem quiser depois cursar licenciatura.

"BI não tem lugar reservado no mercado"

Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência da UFBA e responsável pelos BIs, Sérgio Farias concorda que os cursos permitem que o jovem escolha a carreira que vai seguir com mais maturidade:

- Diminui o índice de evasão. Nos BIs é de 19%, enquanto a média da UFBA é de 47%.

Walter Martins ressalta a importância do mercado:

- O curso tem sido um sucesso, mas o BI não tem lugar reservado no mercado. O aluno se forma e não é engenheiro e não é professor. Ele tem uma boa base de Matemática, de Química, de Física, pode aprender mais e se moldar de acordo com a necessidade da empresa. Mas isso só funciona se a empresa tiver oportunidade para esse tipo de profissional - diz Martins.

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFABC, Juliana Sanchez conta que precisou explicar na empresa em que tentava estagiar como o curso funcionava.

- Entenderam e me escolheram exatamente por ter o bacharelado, já que ter feito BI permite que eu converse com engenheiros de várias especialidades - conta Juliana, que decidiu continuar na universidade para cursar Engenharia de Energia.

Júlio Facó, chefe de gabinete da UFABC, também vê vantagens na formação:

- Não dá para você se tornar apenas um superespecialista. O mundo é dinâmico.

Secretário de Educação Superior do MEC, Costa diz que o governo federal não está incentivando especialmente o modelo de formação geral, mas vê "com bons olhos" essas iniciativas. E que, se houver a criação de novas universidades, elas certamente terão vagas para bacharelados interdisciplinares:

- Em determinadas áreas, você terá a necessidade do curso de Engenharia tradicional, porque você vai ter ali o investimento maciço da empresa X. Em outros locais, podemos partir para esses modelos. Precisamos ter múltiplas ofertas.

Fonte: Andifes

Veja mais:

Revista do Ensino Superior - Opção pela mudança

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dica: profissões

Advogado

"Profissional graduado em Direito, legalmente habilitado, que orienta e esclarece juridicamente a quem o consulta"

Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser advogado?

Advogados são profissionais que usam as leis na defesa dos interesses do cliente, que pode ser um cidadão ou uma empresa, como seu representante contra os interesses de terceiros em qualquer instância, juízo ou tribunal. Podem atuar nos vários campos do direito: constitucional, administrativo, tributário, comercial, civil, trabalhista, eleitoral e penal. O bacharel em direito pode trabalhar como advogado em escritórios particulares de advocacia, departamentos jurídicos de empresas públicas e privadas, ou seguir carreira pública, fazendo concurso para ser juiz, delegado de polícia, promotor de justiça, procurador ou defensor público.

Quais as características necessárias para ser um advogado?

Um bom advogado precisa ter muito gosto por leitura, boa memória, capacidade de reflexão e de associação de idéias, boa argumentação e habilidade em negociação. Dominar o português formal e ser comunicativo é fundamental.

Características desejáveis:

Autoconfiança

Autocontrole

Capacidade de análise

Capacidade de convencimento

Capacidade de negociação

Capacidade de pensar e agir sob pressão

Capacidade de síntese

Discrição

Espírito de investigação

Gosto pela pesquisa e pelos estudos

Gosto pelo debate

Habilidade para mediar conflitos

Iniciativa

Interesse por temas da atualidade

Senso crítico

Senso de ética

Senso de responsabilidade

Qual a formação necessária para ser um advogado?

Desse profissional é exigido o curso superior de direito, com duração de quatro ou cinco anos, dependendo da instituição de ensino - além de estágio obrigatório. Cumprindo as duas exigências, obtém-se o diploma de bacharel em direito, mas, no entanto, o exercício da profissão é regulamentado e só é permitido após a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma prova complexa, com um alto índice de reprovação. Para ser bem-sucedido nesta área, são necessários sólidos conhecimentos em filosofia, lógica, política e economia; domínio da língua portuguesa e do vocabulário do direito; domínio da informática, particularmente da internet, adotada em massa pela área jurídica para pesquisar grande parte da legislação brasileira e internacional.

Principais atividades de um advogado

Em qualquer ramo, as principais atividades dos advogados são:

Atendem clientes, avaliam seus casos, recomendam os procedimentos necessários em cada caso e prestam assistência durante todo o processo, muitas vezes implicando participação ativa na vida pessoal do indivíduo ou no cotidiano da empresa;

Pesquisam o histórico do caso e de outros semelhantes, que formam a chamada jurisprudência;

Participam de reuniões de discussão do processo com sócios, assistentes, pesquisadores e pessoal de apoio, para debater os vários caminhos que um processo pode tomar;

Encaminham processos à justiça e acompanham seu andamento em todas as instâncias;

Promovem investigações ou acompanham as investigações da polícia e apresentam recursos;

Preparam defesas e alegações;

Participam de audiências e julgamentos, interrogando testemunhas e argumentando com o juiz ou com o corpo de jurados, em se tratando de tribunais de júri;

O advogado pode ainda aprofundar seus estudos legais e transformar-se em jurista, prestando consultoria de alto nível a governos e instituições, ou dedicar-se ao ensino do direito.

Áreas de atuação e especialidades

Advocacia Pública - Representa os interesses da União, Estados e Municípios, zelando pela legalidade de seus atos. Defender cidadãos que não podem arcar com despesas de processo.

Advocacia - Representação de empresas, instituições ou pessoas físicas em ações, processos ou contratos que envolvam clientes, sejam réus, vítimas ou simples interessados.

Direito Administrativo - Aplica normas e legislações específicas que regulam as atividades do poder público, empresas estatais, autarquias e fundações públicas na relação com empresas privadas e com cidadãos.

Direito Civil - Esta é uma área muito ampla que se subdivide em Direito das Coisas (propriedade e posse de bens); Direito de Família (divórcios, testamentos e heranças); e Direito das Obrigações (compra, venda, locação e empréstimos).

Direito Ambiental - Trabalha em ONGs e empresas públicas ou privadas, atuando em questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, visando a preservação deste.

Direito Comercial - Atua na intermediação das relações jurídicas que se referem ao comércio, participando da abertura, funcionamento e encerramento das empresas.

Direito do Consumidor - Atua no campo das relações jurídicas que envolvam qualquer relação de consumo, visando preservar os direitos dos consumidores em face das empresas que fornecem bens e serviços.

Direito de Propriedade Intelectual - Atua na área de direitos autorais, protegendo os autores da falsificação, plágio e roubo de suas obras.

Direito Penal ou Criminal - Preparação e apresentação de defesa ou acusação em juízo em ações que envolvam crime ou contravenção contra pessoa física ou jurídica. O advogado é responsável pela defesa, podendo atuar como assistente na acusação.

Direito Tributário - Aplicação das normas que regulam a arrecadação de impostos e taxas, obrigações fiscais e tributárias.

Direito Trabalhista ou Previdenciário - Representação de pessoas físicas ou jurídicas em disputas referentes à relação entre empregado e empregador em causas ligadas ao contrato de trabalho, previdência social e ações sindicais.

Mercado de trabalho

Apesar dos altos números, o mercado ainda é promissor para aqueles que adquirem uma excelente formação. Mas, infelizmente, a qualidade média dos cursos é muito baixa - o índice de reprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é muito alto. A conseqüência disso é a falta de bons profissionais em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente há ótimas oportunidades no setor privado nas seguintes especializações: direito autoral (advogando para artistas, gravadoras de disco e fabricantes de software no combate à "pirataria"), direito ambiental (assessorando indústrias de atividades poluidoras), direito tributário (trabalhando para empresas na redução da carga de impostos), direito do consumidor e comercial (na área de fusões, aquisições e privatizações de empresas). Para empregos no setor público, todo ano são realizados mais de dez concursos para pessoas formadas em direito - entre os cargos de promotores, defensores públicos, delegados e juízes.

Curiosidades

Desde que o homem passou a viver em sociedade foram criadas normas de comportamento, impondo limites aos indivíduos. Na Ásia e na África foram encontrados registros milenares que estabeleciam regras para uma convivência pacífica, em tribos nômades, portanto a história do Direito acompanha a da sociedade, evoluindo com ela.

O Direito como conhecemos hoje é legado de muitas civilizações, mas a herança mais valiosa para a legislação brasileira foi a romana.

Desde a origem de Roma até a morte de Justiniano, em 565 a C. foi sendo criado um código legislativo que é base da nossa justiça, ou seja, com institutos, práticas e entendimentos doutrinários ainda vigentes.

Influências também significativas foram as do Império Germânico, da Igreja, de movimentos da Idade Média, da Revolução Industrial, e de muitos outros movimentos, pois a justiça evolui de acordo com a sociedade e inevitavelmente se molda a ela.

Fonte: Brasil Profissões

O Brasil Privatizado - 2ª Série do EM

Para melhor analisarmos a política industrial no governo FHC convém ler o livro “O Brasil Privatizado” do excelente jornalista Aloysio Biondi, já falecido.
Em artigos para jornais e revistas ele fez um acompanhamento criterioso do processo de privatização no Brasil, oferecendo dados que nem sempre estão ao alcance do grande público.
É interessante também que você procure saber o que diz a grande imprensa, defensora do processo de privatização, tais como as revistas semanais Veja, Istoé e Época.
Nos anos de 1990 do século passado, essa defesa intransigente do processo de privatizações e das medidas de cunho neoliberal adotadas nos governos Collor e FHC, produziram aquilo que alguns pensadores de esquerda batizaram de “pensamento único”, ou seja, fora do receituário neoliberal todos os países estariam fadados ao fracasso.
Para encontrar o livro acesse os links abaixo:
Introdução e sumário (leitura para a semana que se encerra em 26/08)
Compre você também (leitura para dia 31/08)
As estatais, “sacos sem fundos”? (leitura para a semana de 08/09)
As leituras acima são obrigatórias para nossas discussões em sala de aula, mas não esqueça de ler também:

Gabarito dos testes da prova trimestral de Geografia

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dica: profissões

Engenharia Ambiental / Gestão Ambiental

A Carreira em Engenharia Ambiental Habilitação:
Engenheiro Ambiental
Duração do Curso: 5 anos
Área: Biológicas
Atributos do Profissional: Organização e Raciocínio Lógico
Salário Médio: R$ 2512,00

A principal função do Engenheiro Ambiental é cuidar do controle ambiental das atividades humanas, ajudando a preservar os recursos ambientais tais como a água, o solo, o ar, a vegetação e a fauna. Sempre que um novo empreendimento industrial vai ser instalado, é necessário o trabalho de um trabalho de engenharia ambiental para realizar estudos de impacto ambiental (buscando minimizá-lo).
O engenheiro ambiental também atua em projetos de reflorestamento de áreas esgotadas e degradadas, utilizando técnicas de engenharia ambiental e manejo para recuperar o ambiente natural original.

Grade Básica do Curso de Engenharia Ambiental:
Monitoramento Ambiental Hidráulica
Cartografia
Sistemas de Gestão Estudo de Solo
Análise de Impacto Ambiental
Cálculo
Desenho Técnico
Estatística
Aulas Práticas de Campo

Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenharia Ambiental
Com o aumento da preocupação ambiental geral no mundo e endurecimento das leis relativas a Meio Ambiente estão aparecendo boas oportunidades de trabalho para profissionais graduados em Engenharia Ambiental, a recuperação de áreas degradas por atividades indústrias tais como a mineração, também oferece bons empregos.

Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenharia
Ambiental O aspecto negativo é a competição na área, infelizmente o mercado ainda não está sendo capaz de absorver todos os engenheiros.

Fonte: Guia da Carreira

Gestão ambiental

Uma mistura de biologia, ecologia, marketing e finanças, áreas aparentemente inconciliáveis, é a base do curso de Gestão Ambiental. "Formamos executivos da área ambiental, que sejam capazes de criar uma sintonia entre os interesses da organização e as necessidades da natureza", resume o coordenador do curso da Universidade de São Paulo (USP), Antônio Almeida.
A área, que costumava ser restrita às pós-graduações, ainda é recente como curso superior. A graduação da USP, que tem duração de oito semestres, é a mais antiga do País, mas surgiu somente em 2002. Por ser tão recente, o profissional ainda não tem forte presença nas organizações. "Falta regulamentação e a profissão se confunde com a de engenheiro agrônomo ou biólogo, que têm formação técnica, mas não têm o preparo para ser gestor", lamenta Almeida.
A boa notícia é que a profissão de gestor ambiental começa a ganhar força com a crescente preocupação das empresas com a responsabilidade ambiental e com a produção sustentável. Para o coordenador do curso da USP, a carreira tem tudo para emplacar. "Os 70 gestores que já formamos não têm queixas do mercado de trabalho. E mesmo os alunos encontram estágios com facilidade", comenta.

Mercado - O gestor ambiental trabalha conciliando interesses das organizações, da sociedade e do meio ambiente. Por isso, sua área de atuação é ampla, avalia Antônio Almeida. O gestor ambiental pode trabalhar em indústrias das mais variadas áreas, em todas as esferas de governo e em Organizações Não-Governamentais (ONGs). Os empreendedores podem ainda criar empresas de consultoria na área. A área acadêmica também é uma opção. A profissão não é regulamentada, portanto não há piso salarial. Os profissionais que ingressam no mercado de trabalho ganham, em média, entre R$ 2.000 e R$ 4.000, calcula o professor da USP. Entre as principais dificuldades encontradas, está o fato de que o curso não tem tradição e requer conhecimentos em áreas muito diferentes, como biologia e finanças. Outro entrave é a baixa oferta de graduações na área pelo País.

É pra você? - A Gestão Ambiental requer um profissional com espírito pioneiro, já que as empresas recém começam a perceber a importância da área. O gestor ambiental deve ainda ser criativo, dinâmico e com jogo de cintura para conciliar as expectativas das organizações com o meio ambiente. "Um espírito de quem quer mudar as coisas também é importante", ressalta Antônio Almeida.

O que vem por aí - O meio ambiente e sustentabilidade dos negócios em um ambiente econômico favorável tornam a área promissora. As grandes obras de infra-estrutura e de extração de recursos minerais, além do agronegócio, exigem estudos de impacto ambiental, que podem ser coordenados pelo profissional de Gestão Ambiental. "E hoje estas vagas estão ocupadas por pessoas que detêm o conhecimento técnico, mas que não possuem conhecimentos gerenciais", avalia Almeida. Diferencial - O curso reúne disciplinas tão diferentes quanto administração financeira e estudo de bacias geográficas. Portanto, é bom estar preparado: é preciso estudar muito e se dedicar. Além disso, cursos complementares, participação em palestras e seminários e estágios na área podem garantir ao futuro gestor uma carreira promissora.

RESULTADOS DO PROVÃO

CONFIRAM NOS LINKS A SEGUIR OS RESULTADOS DO PROVÃO:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

RESULTADOS GERAIS DO DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC

Acessem os resultados gerais do Desafio National Geographic nos links abaixo:

UNIDADE I


UNIDADE II


Obs.: Para conhecer os resultados individuais, é necessário saber o RM.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

1° ANO: PLANO DE ESTUDOS DE INGLÊS (Professora Mônica)

Dica: profissões

Arquiteto ou urbanista
Profissão: Arquiteto e Urbanista

"Aquele que idealiza, projeta ou dirige construções"
Fonte: Dicionário Michaelis

O que é ser arquiteto?
Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros.

Quais as características necessárias para ser um arquiteto?
Para exercer a função de arquiteto é fundamental ter sensibilidade, criatividade, intuição e interesse pelas artes. Estar atualizado e de olho nas tendências artísticas ajuda na coerência dos trabalhos. Também é necessária capacidade de observação e análise, habilidade numérica, gosto de trabalho em equipe, meticulosidade e exatidão.

Características desejáveis:
atenção a detalhes
capacidade de comunicação
capacidade de negociação
capacidade de ouvir sugestões e críticas
capacidade de planejamento
espírito inovador
facilidade para matemática
habilidade manual
habilidade para o desenho
perfeccionismo
raciocínio espacial desenvolvido
senso estético
senso prático

Qual a formação necessária para ser um arquiteto?
Para exercer a profissão de arquiteto deve-se prestar vestibular para graduação em um curso regular de arquitetura e urbanismo, com duração de 5 anos. No Brasil, para exercer a profissão, uma vez que esta é uma profissão regulamentada, é preciso obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Conhecimento de história da arte e uma cultura geral vasta são fundamentais para o sucesso do profissional. Atualmente, o conhecimento de recursos tecnológicos aliado ao conhecimento da arte é cada vez mais importante.

Principais atividades de um arquiteto
As atividades de arquitetos envolvem:
- debater objetivos, exigências e orçamento do projeto com os interessados;
- estudar a legislação referente ao uso do solo do local escolhido para a obra e
- acompanhar projetos de viabilidade técnica e econômica e de análise de impacto ambiental;
- reunir-se com clientes, grupos ou associações de moradores para captar as necessidades de cada um;
- visitar a área em que será feita a obra ou que vai receber tratamento paisagístico para examinar detalhes da construção ou da região, observando acidentes geográficos (barrancos e riachos), vegetação já existente, localização do terreno, presença de vento e níveis de insolação;
- reunir-se com órgãos públicos envolvidos;
- elaborar esboços e texto de apresentação da idéia para o cliente;
- elaborar projetos com plantas detalhadas, inclusive dos sistemas de ventilação, refrigeração de ar ou aquecimento, elétrico e hidráulico;
- especificar materiais a serem usados na obra;
dar assistência ao cliente na negociação com fornecedores de materiais e contratação de executores da obra;
- visitar hortos e chácaras e fazer expedições para estudar espécies botânicas;
acompanhar obras;
- gerenciar os vários projetos, tais como hidráulicos, elétricos, estruturais, ar-condicionado, telefonia, etc, para compatibilizá-los ao projeto arquitetônico.
Desta forma, deve trabalhar em parceria com os engenheiros de cada área.

Áreas de atuação e especialidades
Arquitetura de Interiores - Organização de espaços internos de construções, definindo os detalhes, as cores, o acabamento dos ambientes e os materiais de revestimento e iluminação. Essas atividades podem ser desempenhadas também em diversos locais como teatros, lojas, navios e estúdios de cinema e de televisão.

Comunicação Visual - Elaboração da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. Graças aos recursos da computação gráfica, é uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos.

Desenho Industrial - Criação de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial.

Conforto - É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

Edificações e Construções - Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.

Paisagismo e Ambiente - planejamento de espaços públicos, como parques e praças, ou em áreas particulares, como jardins residenciais. É uma profissão artística, mas fortemente apoiada em conhecimentos técnicos de desenho, botânica, agronomia e engenharia florestal.

Luminotécnica e Instalação Elétrica - Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers, empresas, fachadas ou espaços pequenos que necessitam de diferencial luminotécnico.

Pesquisa - Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa. Há também empresas especializadas em restauração e conservação, muito ligadas à órgão públicos, que além de pesquisa fazem também projetos.

Urbanismo - Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos. Os urbanistas trabalham geralmente em órgãos públicos, de planejamento das cidades.

Mercado de trabalho
O arquiteto e urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar. Conforme a legislação que regula a profissão, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; pode realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O arquiteto e urbanista tanto pode exercer a sua profissão como autônomo ou pode atuar em empresas privadas, especialmente as de arquitetura e de engenharia; como também estar vinculado a prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGS) e instituições de ensino e pesquisa. Podendo atuar também nas áreas de design, projeto de produto entre outras.
Pelo conjunto de áreas de atuação apresentadas, e que não são todas as que a legislação discrimina, pode-se concluir que o arquiteto e urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais.
Atualmente, a área de decoração oferece as grandes oportunidades, principalmente para profissionais autônomos. Além disso, algumas lojas desse ramo costumam contratar arquitetos para orientar os clientes na escolha do produto e na utilização dele.

Curiosidades
Edificada sob o cenário desconcertante dos cerrados, a capital federal - Brasília - contrasta com a aridez característica do centro-oeste brasileiro. A beleza de sua arquitetura com linhas leves e arrojadas, projetada por nada menos que Oscar Niemeyer, somada ao fato de ser o centro administrativo do país, são os primeiros fatores que a tornam atraente. Entretanto, quem chega à cidade com o intuito de conhecê-la se surpreende ao descobrir que Brasília também dispõe de cenários naturais incríveis e que apesar de ser "o cérebro das mais altas decisões nacionais" possui um perfil místico marcado basicamente pelo magnetismo de sua posição geográfica que é vista como um portal de energias positivas e pela profecia do "padre-santo", São João Bosco, que em 30 de agosto de 1883 vislumbrou que no Brasil entre os paralelos 15º e 20º surgiria uma grande civilização "a Terra Prometida de onde emana o leite e o mel".
Foi exatamente na região profetizada pelo padre que se deu a construção de Brasília.
Construção esta que aconteceu em tempo recorde - três anos e dez meses. O planejamento de Brasília é considerado por muitos especialistas como sendo perfeito. A cidade foi traçada sob dois eixos - um monumental e um residencial - que lhe conferem o formato de um avião ou de borboleta, como preferia chamar o urbanista Lúcio Costa que juntamente com Oscar Niemeyer desenvolveram o Plano Piloto de Brasília.
O eixo residencial é dividido em Asa Norte e Sul. Já o outro eixo - o monumental - como o próprio nome já diz, abriga no lado leste os prédios públicos e palácios do Governo Federal; no centro, a rodoviária e a torre de televisão; e no lado oeste os prédios do governo do Distrito Federal.
O Palácio do Congresso proporciona uma imagem que merece ser retratada. Nele, as duas conchas uma côncava - a do Senado Federal - e outra convexa - a da Câmara dos Deputados - simbolizam o poder e a relação de contrapesos implícita no sistema bicameral.
Os blocos no formato da letra "h" têm 28 andares.
No interior do prédio do Congresso Nacional encontra-se um vasto acervo cultural e paisagístico. Quem o visita também não pode deixar de passar pelos museus e é claro pelos plenários e salões ocupados pelos legisladores da nação.

Palavra de profissional
Clique aqui e confira a entrevista exclusiva com a arquiteta Luciane Guzman.

Onde achar mais informações?
Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA)
Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB)
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea)
Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo

CINECLUBE CALEIDOSCÓPIO



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O CORPO HUMANO

http://youtu.be/xMYjfb_M9wM
http://youtu.be/Hgwtev-XW2Y
http://youtu.be/hRx_i9npTDU
http://youtu.be/Ii1BqYbtqpU
http://youtu.be/KdFSdOrBRi

PROCTOTISTAS

http://youtu.be/z0543Q3qLqQ
http://youtu.be/IImnpPFAS-I

FUNGOS

http://youtu.be/meYr0TjwaVw
http://youtu.be/pCTC0I0rv_Q

DNA E RNA

http://youtu.be/teV62zrm2P0
http://youtu.be/hfZ8o9D1tus
http://youtu.be/J2BzrA5IWtY

ORGANELAS E MEMBRANAS

http://youtu.be/MMrvmZ2i1sE
http://youtu.be/vR0TNsT3RGU
http://youtu.be/C52bE4oYvQU
http://youtu.be/J9F3guYdKhM
http://youtu.be/dUUtssHeoN8

HORÁRIO DE REVISÃO 3ª SÉRIE (09 a 11/08)



segunda-feira, 1 de agosto de 2011