segunda-feira, 30 de maio de 2011

Alemanha promete parar de usar energia nuclear até 2022

DA REUTERS, EM BERLIM
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Alemanha vai desligar todas as usinas nucleares do país até 2022 e planeja reduzir o uso de energia em 10% até 2020, após acordo da coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.
A decisão pode ser até mais ambiciosa do que a saída da energia nuclear planejada pela coalizão entre sociais-democratas e verdes quando estavam no poder em 2000, pois desativa oito das 17 usinas nucleares do país imediatamente e outras seis em 2021, mas ainda pode enfrentar oposição de empresas do setor.
Há apenas nove meses, Merkel anunciou uma ampliação da utilização das usinas nucleares em 12 anos em média. Em março, após o terremoto e tsunami que provocaram um acidente na usina nuclear japonesa de Fukushima, no Japão, Merkel reverteu a decisão e colocou a política para energia nuclear do país sob revisão.
"Nosso sistema energético tem de ser mudado fundamentalmente, e pode ser mudado. Queremos que a eletricidade do futuro seja segura e, ao mesmo tempo, confiável e econômica", disse Merkel a jornalistas nesta segunda-feira.
A decisão dos partidos da coalizão dirigida por Merkel supõe um retorno à decisão tomada no ano de 2000 pela então coalizão de social-democratas e verdes comandada por Gerhard Schröeder que tinha aprovado por lei o fim da era nuclear em 2021.
Merkel e sua equipe se retratam assim da lei que aprovaram no ano passado para prolongar a vida das usinas nucleares em uma média de 14 anos e que atrasava para 2036 o fechamento da última usina atômica no país.
Além de parar de usar a energia nuclear, a Alemanha também planeja reduzir o uso de eletricidade em 10% até 2020 e dobrar a participação de fontes renováveis de energia para 35 % no mesmo período, segundo um documento do governo obtido pela Reuters.
Merkel não deu mais detalhes do plano, mas o documento afirma que a meta alemã de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 40%o até 2020 está mantida.
A maioria dos eleitores na Alemanha é contra a energia atômica, que fornecia 23% da energia do país antes de sete unidades antigas serem fechadas em março.

PROTESTOS
No sábado (28), milhares de pessoas participaram de protestos em 21 cidades da Alemanha, exigindo que o governo acelerasse o processo de abandono da energia nuclear.
Cerca de 160 mil pessoas saíram às ruas em 21 cidades alemãs. Na capital Berlim e em Munique o número de manifestantes ficou em torno de 25 mil, enquanto que em Hamburgo quase 20 mil aderiram ao protesto, de acordo com os organizadores. A polícia de Berlim estimou uma presença de 20 mil pessoas.
O encerramento em definitivo dos 17 reatores nucleares alemães até o ano de 2021 atenderia a um pedido feito no início deste milênio por um grupo formado por políticos sociais-democratas e ecologistas.
Na sexta-feira (27), os ministros do Meio Ambiente dos Estados alemães aprovaram o fim das atividades dos sete reatores nucleares mais antigos do país, paralisados desde março.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALTERAÇÃO DE CALENDÁRIO (3º ANO EM)

A PROVA DE RECUPERAÇÃO DO PROFESSOR MANÉ FOI ADIADA PARA A SEGUNDA-FEIRA, ÀS 16h.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

HORÁRIO DE REVISÃO (24 A 28/05)

CINECLUBE CALEIDOSCÓPIO - MUITO ALÉM DO JARDIM

2EM - FLIPAR - VÍDEO DE TRECHOS DE DOM CASMURRO

Caro leitor,

A despeito de toda propaganda televisiva do vídeo abaixo inserido – não feito assim por galhardia deste que vos escreve, mas por mero esmero do destino - que este sirva de exemplo e modelo de produção videográfica de nosso projeto tão humilde e interessante de leitura individual de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, projeto este que inserir-se-á no FLIPAR.

Professor (Dom) Conrad

Post scriptum: neste mesmo blog encontra-se disponível a ficha de Rotina do Trabalho. Verifique!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Geografia - A desintegração do bloco soviético e a Nova Ordem Mundial - 1ª Série do EM

Geografia - Indústria brasileira e o Governo Sarney - 2ª Série do EM

Geografia - Indústria brasileira e a ditadura - 2ª Série do EM

Geografia - Fontes de Energia - 3ª Série do Ensino Médio

Geografia - Correção do Caderno de Exercícios - 1ª Série do EM - Unidade I

LISTA DE EXERCÍCIOS - PROFESSORA MARIANA (1ª SÉRIE EM)

LISTA DE EXERCÍCIOS - PROFESSORA MARIANA (1ª SÉRIE EM)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Rotina de trabalho - Projeto FLIPAR - 2os E.M.

"(...)a pergunta em si é levemente ridícula, porque achar que o narrador mente é ter suspeita, não só suspeita, mas também conhecer uma verdade oposta. Até hoje, nenhum daqueles que acha que o narrador mente escreveu outro romance"
- Alfredo Bosi, em entrevista ao Portal do MEC.

Clique para acessar a Rotina de Trabalho:

domingo, 15 de maio de 2011

Álbum de imagens 5 – “Períodos da pré-história”

Álbum de imagens 4 – “Evolução humana”

Álbum de imagens 3 - “Formação da Terra e surgimento da vida”

Álbum de imagens 2 - “Sítios arqueológicos”

Álbum de imagens 1 - “Teorias sobre o surgimento da vida”