sexta-feira, 28 de maio de 2010

HORÁRIO DE REVISÃO (01 E 02/06)


OBS.: O professor Carlinhos está afastado, por recomendação médica, e na próxima semana será substituído pelo professor Danilo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

SÉRIE "EU FIZ ASSIM..." (1)


Ciclos de Vida
O que vai acontecer com o bulbo? – 3º Ano C – Unidade I

Iniciei a aula com uma roda de conversa sobre o conhecimento que os alunos têm sobre as plantas. Ao perguntar como nascem as plantas, todos responderam que nascem plantando sementes. Para que pudéssemos comprovar outra forma de cultivo, realizaríamos o plantio de bulbos de açucena.
Para entenderem o que são os bulbos, primeiro desenhei uma planta na lousa e nomeamos cada uma de suas partes: raiz, caule, folha, fruto e flor. Informei que a açucena é uma espécie de planta com flor e que pode ser cultivada plantando o bulbo, uma parte da planta adulta. Deixei que observassem os bulbos e identificassem neles as partes das plantas nomeadas em lousa. Identificaram facilmente as raízes, mas não sabiam dizer o que eram as partes mais grossas. Mostrei-lhes então o caule e as folhas que ficam sobrepostas e armazenam reservas nutritivas. Dei outros exemplos de bulbos como a cebola, o alho e a cebolinha.
Organizei a turma em quatro grupos e cada grupo recebeu um bulbo para ser plantado. Antes do plantio, solicitei que observassem a cor, a textura, o tamanho e a forma do bulbo e o desenhassem no diário de ciências (um suporte importante na aprendizagem de conceitos e procedimentos científicos). Em seguida realizaram o plantio seguindo as orientações do livro. Conversamos sobre os cuidados que deveriam ter ao longo das semanas para que a planta se desenvolvesse adequadamente: manter a terra úmida, próxima à luz do sol e protegida da chuva e do vento. Colocamos as açucenas em frente à sala de aula, local com todas as condições necessárias para seu desenvolvimento.

Nas semanas seguintes observamos o crescimento das plantas, as folhas lisas crescendo e hastes florais de onde foram abrindo de duas a quatro flores cada. A cada etapa de desenvolvimento da açucena, os alunos foram realizando registros no diário.





Na aula seguinte assistiram a um vídeo sobre a reprodução de plantas e de animais e descobriram que a reprodução pode ser sexuada, quando são necessários dois indivíduos, e assexuada, com apenas um indivíduo. Em relação às plantas, observaram diferentes formas de cultivar uma planta, além do plantio de sementes. E puderam compreender melhor a importante função reprodutiva das flores.
Os alunos se surpreenderam ao saber que as plantas apresentam partes femininas e masculinas (os gametas), e que poderíamos observar esses gametas nas açucenas. Ficaram muito entusiasmados.
Observaram no vídeo que alguns animais colaboram com a polinização das flores quando carregam os polens de uma flor à outra. Propus então um experimento: polinizar as flores das açucenas com a ajuda de cotonetes. Tentaríamos transportar os polens de uma flor para outra de outro vaso. Conforme foram surgindo as flores, fomos fazendo as tentativas de polinização.

A cada aula, com tantas observações e registros, mais dúvidas foram surgindo: por que em alguns vasos não apareceram flores? Quais são as plantas que podem ser cultivadas por sementes? Quais podem ser cultivadas de outras maneiras? Assim vimos que temos muito ainda para investigar e muitas descobertas a serem realizadas. Isso demonstra que o conhecimento científico está sempre sendo reconstruído, pois haverá sempre dúvidas.

Maribel Oms Santos

HORÁRIO 25 A 27/05

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CALENDÁRIO DO ENSINO MÉDIO (JUNHO/JULHO/AGOSTO)

Para visualizar o calendário em tela cheia, dê duplo clique em "VIEW ON SLIDESHARE" (canto inferior direito) e, na janela que se abrir,clique em "FULL" (canto inferior direito).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

PARTHENEWS - 1ª EDIÇÃO


Fruto do trabalho desenvolvido em Língua Portuguesa, foi lançado oficialmente, em 19/05, a 1ª Edição do PARTHENEWS, um jornal mural para divulgação de textos de gêneros diferentes produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II.
Em breve, será lançada a edição do PARTHENEWS na unidade II.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

PAIS ANALÓGICOS E FILHOS DIGITAIS

Como orientar crianças e adolescentes para o uso ético, seguro e legal das novas tecnologias?


Com a Globalização e a inclusão digital, vivenciamos atualmente a “Revolução Digital”, em que nosso grande capital é a informação, o conhecimento, e consequentemente, o “dado eletrônico”, afinal, a Tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Estamos cada vez mais “conectados” através de celulares, smartphones, netbooks, palmtops, Internet móvel... É cada vez maior o número de opções que nos oferecem para que possamos acessar a Web de qualquer lugar.

Mas será que estamos preparados para essa nova realidade? Será que sabemos nos comportar nos novos ambientes eletrônicos? Será que as crianças e adolescentes, grandes usuários das redes sociais virtuais, utilizam a Internet de forma prudente?

Para responder a essas e outras questões, precisamos compreender a mudança de cenário que tivemos: nas décadas de 80 e 90, muitos pais deixavam seus filhos frequentemente à mercê da televisão, a “babá eletrônica” da época. Hoje, o computador assumiu este papel. Os pais permitem que os filhos passem horas à frente do computador, sem fornecerem-lhes qualquer tipo de orientação sobre alguns riscos que as novas tecnologias trazem.

Porém, entre a TV dos anos 80/90 e o computador há uma grande diferença: a criança assistia passivamente aos programas televisivos, enquanto com o computador, ela interage. A Internet é essencialmente interativa! Temos as salas de bate-papo e os comunicadores instantâneos, através dos quais podemos conversar em tempo real com qualquer pessoa; os sites de relacionamento, que permitem a criação de comunidades e discussão de assuntos; as redes P2P (peer-to-peer), que possibilitam o compartilhamento de arquivos; os blogs, que permitem a publicação de conteúdo como se fossem diários pessoais; entre outros serviços, sem contar na própria navegação, através da qual o jovem internauta pode clicar em tudo o que lhe aparecer à frente... Tudo isso deixa as crianças e os adolescentes muito vulneráveis aos crimes eletrônicos: calúnia1, difamação2, injúria3, ameaça4, pedofilia5, induzimento ao suicídio6, falsa identidade7, fraudes, etc.

Além disso, temos outro fator impactante: em geral, os pais não são muito familiarizados com a Tecnologia, campo em que os mais jovens dominam muito bem, chegando até mesmo a ensinarem os mais velhos.

Diante desta realidade, não há como você ser um pai analógico se o seu filho é digital! Os pais e educadores precisam entender a linguagem e o comportamento dos mais jovens, mesmo nos ambientes virtuais.

Portanto, será que você, sendo pai ou mãe, conseguiria responder às seguintes perguntas?:

• Você sabe se seu filho está em algum site de relacionamento (Orkut, MySpace, Facebook, etc)?

• Sabe quem são os amigos virtuais dele e o tipo de mensagens trocadas?

• Sabe quais são as comunidades virtuais das quais seu filho participa?

• Tem idéia de quais fotos seu filho coloca no álbum virtual?

• Sabe se seu filho tem blog, fotoblog, etc., e o que publica nesse tipo de site?

• Deu um celular com câmera para seu filho e alertou-o a respeito de fotografar outras pessoas? Saberia dizer se seu filho filma ou fotografa os amigos e professores e coloca as imagens em sites de vídeo ou nos álbuns virtuais?

• Sabe quem está na lista do comunicador instantâneo (MSN, ICQ, Google Talk, IRC, etc.) de seu filho?

• Você sabe quais programas seu filho utiliza? Saberia dizer se ele utiliza redes P2P (Kazaa, Emule, Gnutella, etc.) e os arquivos baixados?

• Tem idéia dos trabalhos escolares que seu filho faz? Sabe se ele copiou algo da Internet e entregou ao professor?

• Você procurou pelo seu filho na Internet? Verificou pelo nome ou apelido dele em sites de buscas, de vídeos, em redes de relacionamento?

• Tem idéia se seu filho compartilha a senha dos emails e outros serviços da Internet com algum colega?

Se você respondeu negativamente a alguma dessas perguntas, está na hora de fazer parte da vida digital de seu filho!

Fique atento ao que seu filho faz na Web, ao modo como utiliza os ambientes eletrônicos, converse com ele, inclusive por e-mail e comunicadores, mostre que você também domina este mundo virtual do qual ele tanto gosta. Tenho certeza de que se você orientar seu filho e passar a ser mais “digital” também, trocando até mesmo mensagens eletrônicas com ele, certamente essa atitude irá contribuir positivamente para o relacionamento entre vocês, além de diminuir os riscos de seu filho cair em alguns dos perigos que circulam pela Internet.

É importante ressaltar que nossas palavras devem ser materializadas pelo nosso exemplo. Lembrando os ensinamentos do Mestre Paulo Freire, “nossa prática não pode ser negadora do nosso discurso.”

Além da orientação no seio da família, é imprescindível destacar o papel da escola na conscientização dos alunos quanto ao uso ético, seguro e legal das novas tecnologias. Afinal, “para a maioria das crianças, é a escola que marca o início da sua atuação pública. É na escola que muitas delas vivenciam o primeiro encontro com a sociedade e têm a oportunidade de, por meio da participação, começar a construir sua autonomia e a exercer sua cidadania.”8

A instituição de ensino tem o dever de orientar não somente seus alunos, bem como todos os educadores acerca dos perigos trazidos pelo mundo tecnológico. Como responsável pelos menores no ambiente educacional, a escola deve ensinar seus alunos a como se comportarem nos ambientes virtuais, o certo e o errado da era digital, os perigos trazidos pelo mau uso das ferramentas tecnológicas. Cabe também à instituição alertar os educadores quanto ao uso das tecnologias dentro e fora da sala de aula e sobre como repassar este conhecimento aos seus próprios alunos.

Além disso, faz-se necessário que a escola também conscientize os pais, para que estes estejam sempre alertas e possam também reforçar a orientação dada aos filhos.

Somente com educação, conscientização e capacitação é que poderemos transformar nossas crianças e adolescentes em verdadeiros cidadãos. Precisamos quebrar o estigma de que a Internet é um mundo sem leis e mudarmos alguns conceitos diante da nova realidade em que vivemos.


Notas:

1 Art. 138, Código Penal - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

2 Art. 139, Cód. Penal - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. 3 Art. 140, Cód. Penal - Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

4 Art. 147, Cód. Penal - Ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, de causar-lhe mal injusto e grave: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.

5 Art. 241-A, Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente - alterada pela Lei nº 11829/08) - Oferecer, trocar, disponibilizar, transmitir, distribuir, publicar ou divulgar por qualquer meio, inclusive por meio de sistema de informática ou telemático, fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente: Pena – reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa.

6 Art. 122, Cód. Penal - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave.

7 Art. 307, Cód. Penal - Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.
Art. 308 - Usar, como próprio, passaporte, título de eleitor, caderneta de reservista ou qualquer documento de identidade alheia ou ceder a outrem, para que dele se utilize, documento dessa natureza, próprio ou de terceiro: Pena - detenção, de 4 (quatro) meses a 2 (dois) anos, e multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

8 Ângela Antunes, Julia Tomchinsky, Francisca Pini; educadores e membros do Instituto Paulo Freire. Artigo Educar para e pela cidadania desde a infância. Publicado em http://www.paulofreire.org/Noticias/NoticiaEducarParaEPelaCidadaniaDesdeAInfancia. Acesso em 18/03/2009.


Gisele Truzzi de Lima
Advogada especialista em Direito Digital e Direito Criminal, associada ao escritório “Patricia Peck Pinheiro Advogados”. giseletruzzi@pppadvogados.com.br

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